Manter os pisos limpos é essencial para o dia a dia de qualquer pessoa, principalmente para os alérgicos, que sofrem com o acúmulo de poeira. Além disso, não há nada melhor do que andar descalço em casa e sentir o piso limpinho, sem sujeira alguma.

Entretanto, cada piso específico tem uma forma correta para limpar, para evitar problemas e desgaste do piso. Aprenda como limpar os pisos mais comuns.

aprenda-como-limpar-os-pisos-mais-comuns

Piso de porcelanato

O piso de porcelanato é considerado o mais higiênico, assim como o de mármore e granito, na comparação com o piso de madeira, laminados e vinílicos, por ter uma superfície mais impermeável. A primeira dica para limpar o piso de porcelanato é que você pode usar de forma abundante a água, pois esse contato direto não irá causar manchas, como em outros materiais.

Você pode realizar a limpeza do piso de porcelanato apenas com água, detergente neutro, balde e pano úmido ou até mesmo vassoura, com cerdas macias. Opte por detergentes com PH neutro, que pode ser encontrado em qualquer supermercado, para garantir uma limpeza instantânea.

Passe primeiro a vassoura para tirar a poeira existente e, em seguida, dilua uma colher de detergente neutro para cada 5 litros de água. Mergulhe o pano e passe e, depois, passe um pano seco. Caso haja manchas ou ferrugem, a dica é usar saponáceos cremosos. Cuidado: não utilize esse produto em superfícies polidas, pois pode causar diversos danos para o piso.

Piso de carpete

A primeira dica é evitar o uso de água em piso de carpete, porque pode danificar e causar mofo no local. Para limpar o piso, use um pano úmido e um aspirador de pó. É importante que você aspire o local pelo menos três vezes por semana e, se possível, não esfregue muito o piso.

Quando o piso já estiver com um aspecto de sujo, passe um pano branco úmido e limpo, secando com um outro pano branco. Dessa forma, você manterá o piso de carpete limpo, agradável e esteticamente bonito. Ah, é importante que você limpe o piso de carpete assim que avistar uma mancha, já que com o tempo essa mancha pode se tornar permanente, fixando-se nas fibras.

Caso prefira, você pode preparar uma receita caseira para a higienização do piso: separe 1 litro de água morna, dissolva 1 colher de sopa de detergente neutro e mais 1 colher e vinagre branco. Após mexer, esfregue em formato de círculos o local até fazer uma espuma e deixe agir por alguns minutos. Passe uma esponja limpa ou um pano branco para retirar a espuma e seque com um pano branco e limpo.

Piso de Madeira de Lei

O piso de Madeira de Lei pode variar, como formato de taco, tábuas corridas ou assoalhos. A sua higienização é igual ao do Piso de Madeira de Demolição. Como nos outros casos, separe uma vassoura macia e dissolva detergente neutro na água. Primeiro passe a vassoura para tirar toda poeira e depois passe o pano úmido no piso e seque.

É importante que o pano úmido não esteja muito molhado porque isso pode causar manchas e inchaço no piso de madeira. Caso prefira, você pode buscar no mercado produtos específicos para a limpeza do piso de madeira. Assim, é possível evitar que se formem manchas. Faça a manutenção mensalmente, seja por meio da solução básica ou pela aplicação de cera carnaúba ou verniz natural (aplique o produto e deixe funcionar por 2h e depois tire o excesso).

Dica: evite passar ceras e óleos industriais, pois com certeza esses produtos irão alterar a cor original do piso.

Gostou das nossas dicas e quer aprender mais? Veja outras dicas no site https://www.tuacasa.com.br/como-limpar-piso/.