As plantas têm se tornado objeto essencial na hora de decorar as residências. Ter um pouco da natureza dentro de casa traz benefícios que vão de relaxamento até estimular a criatividade e a produtividade para fazer alguma tarefa importante. O Urban Jungle, traduzido para “Selva Urbana”, é uma opção de decoração perfeita para proporcionar o aspecto de conforto e familiaridade para os ambientes.

Aprenda como utilizar elementos naturais em casa.

Mas, afinal, o que é Urban Jungle ou Selva Urbana? 

É um movimento que une a decoração de interiores com a natureza. Marcado por uma humanização dos ambientes e proporcionar a quem vive nas grandes cidades o benefício do contato com o verde. Isso é feito incluindo-se muitas plantas e outros elementos naturais nos projetos decorativos de interiores.

Aprenda como utilizar elementos naturais em casa.

Pensando em te ajudar a personalizar a decoração usando a tendência do Urban Jungle, a EZTEC preparou algumas dicas para aderir ao seu projeto.

Planejamento

Você deve estar pensando “Mas não era só comprar as plantas?”. A resposta é “Não”. Antes de sair para fazer as aquisições ou alterar o local das que já fazem parte do cenário, é importante pensar nos móveis e nos objetos de decoração.

Aproveite para escolher móveis e objetos decorativos que ajudem a construir a temática. Dê preferência para peças artesanais, móveis rústicos e iluminação natural.

Escolha as plantas

Pode parecer uma tarefa fácil, mas é essencial prestar atenção na hora de escolher as espécies que vão compor o seu cenário. Para deixar o ambiente diferenciado, aposte em folhagens com diferentes formatos, colorações e tamanhos. Traga diversidade para o seu cantinho investindo nas estéticas variadas.

Avalie se a planta, que você criou uma expectativa de ficar num cômodo, se adéqua àquele espaço, pois está vindo para agregar na sua decoração e não para atrapalhar a sua rotina ou dificultar a limpeza da casa.

Outro ponto importante é escolher plantas seguras, que não causem problemas de saúde nos seus bichinhos de estimação e que tenham uma rotina de cuidado adequada para o seu cotidiano.

Decida os locais para implementar na decoração

A ideia do conceito Urban Jungle é ter plantas em todos os ambientes. O espaço ideal para o bom desenvolvimento das espécies é aquele com boa iluminação e ventilação. Neste caso, lugares como varandas e sacadas são perfeitas para grandes folhagens. Para a cozinha, a indicação são as espécies pequenas.

Na sala, você pode abusar dos vasos de chão e aproveitar as paredes para distribuir as plantas em prateleiras suspensas, com bastante precisão para alcançar um resultado harmônico.

Caso a residência não tenha uma boa entrada de luz solar, dê preferência para espécies que prefiram sombra como, por exemplo, as de folhagem verde-escura ou verde e branca, que são as mais resistentes para ambientes internos.

É importante lembrar que por mais que as plantas e folhagens sejam adaptáveis no aspecto de locomoção, para que dê tudo certo na decoração é preciso seguir uma ordem de ajuntamento e organização.

Crie um jardim vertical

Pode parecer clichê, mas é uma tendência que não sai de moda. Quando se fala de Urban Jungle a primeira referência que aparece são os jardins verticais. A verdade é que além de lindos, são grandes aliados desse estilo decorativo e podem ser desenvolvidos em pequenos ou grandes espaços. Neste caso, a grande recomendação é que para o desenvolvimento das espécies o espaço tenha uma boa entrada de luz e ser bem ventilado. A dica para o jardim vertical na sacada ou varanda é apostar em espécies que floresçam.

Para esse projeto, recomendamos uma pesquisa sobre instalação e manutenção para que seja algo prático. Gostou das dicas? Pode apostar no Urban Jungle que além de uma decoração linda, você vai ter uma casa que transmite aconchego e sensação de bem-estar.