A construção ou montagem de uma adega em casa é mais do que um trabalho de engenharia. É uma obra de arte. Ter uma adega em casa é o sonho de todo apreciador de vinhos. A posição correta das garrafas, a facilidade de manuseio, a temperatura, a umidade e a luminosidade ideal, tudo isso é importante para que a bebida esteja pronta, no tempo certo, para a degustação perfeita.

Adega em casa: saiba como montar e organizar a sua

É por isso que cuidados especiais precisam ser tomados na hora de construir e montar uma adega em casa. Neste texto, você vai encontrar algumas dicas que vão contribuir para o desenvolvimento do seu projeto – e fazer com que todos os seus sonhos e desejos se concretizem. E quando tudo estiver pronto, prepare-se para brindar.

Onde montar a adega em casa 

Há algumas regrinhas básicas. O local escolhido para a sua adega em casa não pode ficar exposto diretamente à luz do sol, o que tornaria o ambiente muito quente. Por isso, ter uma adega subterrânea é o sonho de consumo de dez entre dez enófilos.

Mas, se você não tiver esse espaço e mora em um apartamento, por exemplo, não precisa se lamentar. Uma boa ideia são os armários de vinhos. Produzidos com madeira de qualidade, essas peças incluem equipamentos que controlam a temperatura, a umidade e as vibrações, conservando adequadamente a bebida. Um investimento seguro!

Que cuidados tomar na adega em casa

A luz não é amiga do vinho, pode comprometer a qualidade e envelhecer prematuramente algumas variedades. Por isso, o espaço da adega em casa deve ser o menos iluminado possível. Evite, por exemplo, lançar luz direta sobre as garrafas. 

Em condições ideais, a temperatura da adega em casa deve ficar entre 13 °C e 15 °C e a umidade do ar não pode ser menor do que 70%. Umidificadores e aparelhos de ar-condicionado especialmente destinados a adegas estão disponíveis no mercado para conservar essas condições bem equilibradas.

Racks e prateleiras que mantenham as garrafas na posição correta – os tintos, por exemplo, sempre deitados – complementam o ambiente. Vinhos de guarda, os que devem ser consumidos mais envelhecidos, a partir de 10 anos, devem ter um local específico, ainda mais protegido. Não se incomode sequer se acumular uma poeirinha. Isso faz parte.

Que vinhos devo ter na adega em casa?

Obviamente, o que mais deve ser levado em conta na composição de uma adega em casa é o gosto de cada um. Branco, espumante, tinto ou rose; Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Borgonha ou Bordeaux, cada um tem o seu papel, não é mesmo? E há espaços para todos. Uma recomendação básica é apostar em 40% de tintos, 40% de brancos e 20% para os demais.  Assim você estará preparado para se sair bem em qualquer situação. Aproveite!