Não vale aquela desculpa de que não tem tempo de ir à academia. Basta apertar o botão do elevador e pronto: a academia está ali te esperando. Há algum tempo, academias se tornaram um equipamento quase obrigatório nos condomínios. Até mesmo edifícios mais antigos reformaram espaços que antes tinham outra utilidade para oferecer aos moradores esse tipo de serviço. Mas não basta ter vontade para malhar. O melhor é poder aproveitar ao máximo e em segurança cada momento na esteira, na bicicleta ergométrica ou na musculação. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a tirar tudo de bom que a academia de seu condomínio proporciona.

Academia de condomínio 05 dicas para aproveitar mais os exercícios


1 – Oriente-se com um profissional
Principalmente para quem está descobrindo a academia – mas mesmo para os mais experientes — o acompanhamento de um profissional de educação física é muito importante. É ele que vai fazer o planejamento dos seus treinos de forma que você tenha o melhor desempenho, respeitando os seus limites. Alguns condomínios permitem a entrada de personal trainers para atender aos moradores. Outros contratam assessoria esportiva e disponibilizam profissionais para orientar quem quer se exercitar em segurança. Seja qual for a opção, esse é o melhor caminho.


2 – Cuide do que é seu
Preservar os equipamentos é uma obrigação de todos os usuários. Afinal, esse é um bem comum de todos os condôminos. Portanto, use corretamente cada um deles, seguindo as normas de segurança e de utilização. Limpe com um paninho com álcool tudo o que você usar, lembre-se que alguém virá depois de você. Coloque os pesos de musculação no lugar correto depois de usar. Desligue os ventiladores ou o ar-condicionado e a TV se ninguém mais estiver no salão. E atenção às crianças: academia não é lugar para elas.


3 – Hidrate-se sempre
Na maior parte dos condomínios existem bebedouros nas áreas da academia. Se esse for o seu caso, evite desperdícios, separe o copinho que você vai usar durante todo o seu treino e descarte corretamente no lixo ao terminar. Mas, se não houver bebedouro, não deixe de levar um squeeze, a hidratação antes, durante e depois dos exercícios e uma exigência do seu organismo.


4 – Evite distrações
Tudo bem que ninguém é de ferro. Aquele papo sobre futebol, o programa do fim de semana, os filhos, sempre vai rolar. Não chega a ser um problema, desde que isso não tire a sua concentração dos exercícios, que você não perca a sequência ou a contagem das repetições. Boa parte das academias de condomínio tem TV. E a regra é a mesma, veja seu programa preferido, mas sem perder o foco. Agora, se você prefere ficar na sua, um fone de ouvido com uma playlist do seu jeito certamente é a melhor solução.


5 – Faça check up regularmente
E por último, a regra número 1 de quem quer curtir a academia do seu condomínio. Ao menos uma vez por ano, procure um especialista para fazer os exames de rotina e aqueles mais diretamente relacionados à atividade física, como o eletrocardiograma sob esforço que permite identificar alterações nos batimentos cardíacos e na pressão arterial. Ter sempre o ok e o acompanhamento do seu médico realmente é essencial.