Conviver com a natureza dentro de casa é o sonho de muita gente. A vivacidade das plantas, somada a um bom design, dão um toque de elegância e charme aos ambientes. Neste post vamos dar 5 dicas de paisagismo que prometem um upgrade no seu apartamento.

  1. Fique atento às condições de clima

Em geral, as pessoas costumam concentrar um maior volume de plantas na varanda, pois é onde há maior circulação de ventilação natural. Mas fique atento ao vento, pois plantas com folhas largas e compridas podem ser um problema. Por isso, opte por espécies como orquídeas-bambu, lavanda, entre outras, que são medianas e com caules fortes.

Se a varanda for menos espaçosa, vale a pena apostar em um jardim suspenso ou até mesmo incluir vasos de plantas na parede.

5-ideias-de-paisagismo-para-mudar-seu-apartamento
  • Escolha corretamente as plantas para cada ambiente

Normalmente, as pessoas pensam que as flores e plantas devem se concentrar só nas varandas ou nas salas. Mas saiba que apostar em flores e plantas em outros cômodos do apartamento é também uma boa escolha.

Vamos aprofundar com um exemplo de um cômodo: a cozinha. Primeiro, é importante lembrar nem todas as plantas são indicadas para decorar esse ambiente, pois algumas espécies são sensíveis ao calor. Então aposte em três tipos de categorias: os cactos e suculentas, que não necessitam de muita luminosidade e podem ser colocadas em prateleiras e armários abertos; ervas, temperos e hortaliças, pois além de deixar o espaço mais bonito e perfumado, garantem refeições saudáveis. Importante considerar que algumas espécies, como manjericão, alecrim, orégano, tomilho, entre outros, não ocupam muito espaço mas precisam de iluminação natural, por isso devem ser colocadas perto de janelas ou parapeitos; por fim, as flores e folhagens, como samambaia, jiboia orquídeas, bromélia, entre outras que se desenvolvem bem com iluminação indireta e pouca ventilação e podem ser dispostas em locais como bancada, mesa ou até suspensas ou fixadas na parede.

  • Considere o estilo de decoração

Assim como é fundamental pensar em um estilo de decoração para o seu projeto, também é importante escolher espécies de plantas mais adequadas. É importante que haja sintonia entre as plantas e o estilo decorativo. Os ambientes rústicos, por exemplo, combinam com um jardim dentro ou na varanda do apartamento. Você pode usar cores neutras nos móveis ou nas paredes e deixar o colorido por conta das folhagens e das flores, de forma a trazer equilíbrio e vida ao espaço.

Agora, se o estilo decorativo do seu apê for inclinado para o moderno e clean, considere, por exemplo, a presença de cactos para trazer textura e contraste.

  • Não esqueça da iluminação

A iluminação é responsável por dar aquele toque final no projeto. É ela que ajuda a valorizar as espécies e destacar elementos decorativos, como as obras de arte e móveis do entorno. A luz tem o importante papel de valorizar cada elemento, o que merece ser evidenciado, o que precisa ser suavizado.

Existem diversas técnicas de iluminação e produtos apropriados para destacar diferentes aspectos. Das versáteis fitas de LED aos postes decorativos para ambiente. Da iluminação de baixo para cima, capaz de formar um efeito dégradé de intensidade de luz, à iluminação frontal, usada para valorizar vegetações mais densas.

  • Cuidado diário das plantas e flores

De nada adianta montar um belo projeto de paisagismo se não levar em conta um fator fundamental: cuidar bem das plantas e flores. No dia a dia, certas atitudes básicas ajudam a prolongar a vida.

Por exemplo, remova as folhas danificadas, para que outras partes da sua planta não se danifiquem também; lembre-se de que as espécies necessitam de luz solar, mas fique atento, pois não é recomendável que a luz incida diretamente na planta, pois as folhas podem se queimar; o vento muito intenso também pode ressecar e queimar as folhas das plantas; outro cuidado básico é a água na medida certa, pois ao mesmo tempo em que sabemos que os vegetais precisam ser regados, uma quantidade exagerada de líquido pode matá-los.