Quem não gosta de flores para compor a decoração, não é mesmo? Seja na sala, no quarto ou até na cozinha ou no banheiro, as flores fazem toda a diferença, deixam o ambiente mais bonito, alegre, leve e até mais cheiroso. Mas qual será o tipo certo de flor para você ter aí, na sua casa? E como aproveitá-las da melhor forma? Vem com a gente descobrir, nas cinco dicas para você decorar seu apartamento com flores.

5 dicas para fazer uma decoração com flores no seu apartamento

1 – Como escolher flores para decorar seu apartamento

É preciso escolher as flores de acordo com as condições que o ambiente proporciona. Algumas precisam de mais luz, outras não devem ser expostas ao sol, por exemplo. Em geral, flores gostam de luz e a maioria tende a brotar em direção a claridade da janela. Rosas, begônias, lavanda, gerânios, margaridas, azaléas e tulipas, por exemplo, gostam de sol e ambientes bem iluminados.  Já outras espécies como orquídea, antúrio, jiboia e violeta são avessas à exposição direta à luz solar.

2 – Como combinar as flores na decoração

A princípio, toda flor deixa o ambiente mais charmoso e bonito, certo? Isso até é verdade. Mas antes de escolher uma planta florida ou um arranjo de flores, alguns pequenos cuidados podem ajudar a deixar a decoração do seu apartamento ainda mais bonita. Observe as cores predominantes no ambiente, as paredes, os móveis, os tapetes. O ideal é que as flores sigam padrão semelhante. Misturar espécies, num tom sobre tom, também pode dar um bom resultado.

3 – Como escolher o vaso para suas flores

O vaso é um elemento importante para compor a decoração do ambiente. É preciso escolher o tamanho certo, proporcional à planta ou ao arranjo. Vasos grandes são adequados a ambientes mais amplos, como a sala, por exemplo. Já para arranjos de mesa, de banheiro ou cozinha, vasinhos menores são os mais indicados. Preste atenção nas cores: os vasos de tons mais neutros ou até de vidro transparente proporcionam mais contraste e não conflitam com o colorido das flores. Se você gostar de trabalhos manuais, também pode reaproveitar e decorar latas, potes e garrafas para dar um toque charmoso especialmente à varanda.

4 – Onde colocar as flores no seu apartamento.

Flores ficam bem em qualquer cômodo. Da sala ao banheiro, da varanda à cozinha, do quarto ao escritório. Mas é preciso tê-las na dose certa. Se a estante de livros, a mesinha de canto da sala de estar, o aparador da sala de jantar ou a bancada da pia já tiverem muitos objetos expostos, não abuse das flores. Isso pode ter um efeito contrário, “poluindo” o visual ao invés de dar leveza. Se você optar por vasos maiores, de chão, escolha locais que não sejam de passagem, os cantos da sala, por exemplo, para que as plantas fiquem mais bem protegidas.

5 – Como cuidar de flores e arranjos

Por fim, uma dica importante: se você optar por flores naturais, não adianta escolher apenas pela beleza, é necessário pensar na sua rotina e no tempo que você vai ter para se dedicar aos cuidados de que elas tanto precisam. Lembre-se que você vai precisar regá-las, retirar folhas e pétalas caídas. E até adubar em alguns casos. Se a sua opção for apenas por arranjos florais mantidos na água, tome cuidado para que o líquido esteja sempre fresco e limpo. Isso vai aumentar a durabilidade do arranjo e evitar situações desagradáveis, como mau cheiro. Algumas flores duram mais, porém a média de duração de um arranjo de flores é de uma semana. Portanto, troque as flores após notar que ela já está morrendo.