Escolher uma região para morar na capital paulista pode ser um grande desafio. São muitos bairros especiais. O bairro da Mooca, o mais italiano da cidade, tem se destacado cada vez mais pela qualidade de vida. Possui o mix perfeito de tradição, comodidade e cultura, com infraestrutura completa e áreas verdes. Confira algumas curiosidades que fazem da Mooca a escolha ideal para morar.

Uma mistura de culturas: Segundo historiadores, bem antesda forte influência italiana se instalar, a região pode ter tido a maior concentração de povos originários em São Paulo. O nome Mooca, aliás, de origem indígena, significa “faz casa”, em alusão às primeiras moradias que os brancos europeus construíram ali no século XVI.

Ao longo de mais de 400 anos, a região passou por várias transformações. Suas chácaras e pequenas casas deram lugar a grandes usinas e fábricas. Nos últimos tempos, empreendimentos residenciais e atrações de lazer nascem no lugar dos antigos armazéns industriais. Hoje, uma Mooca moderna ainda preserva sua memória estampada nas clássicas ruas de paralelepípedo, casarões e grandes galpões remanescentes de um passado rico em histórias.

Muitas atrações: Todo esse processo tornou a Mooca uma das regiões mais ricas em cultura. A começar pelo Museu da Imigração, lar de registros históricos da trajetória dos povos de outras nações que aterrissaram em São Paulo. O museu fica em um imponente casarão com jardim, biblioteca infantil, café, sala de exposições e uma maria fumaça que promove um divertido passeio ao passado.

Outra relíquia é o Juventus, tradicional clube com piscina, playground, espaço para churrasco, pista de corrida e caminhada. É possível assistir a uma partida do time no estádio na Rua Javari, acompanhado de um cannoli. Os teatros Gamaro e Arthur Azevedo completam o circuito com shows e espetáculos adultos e infantis.

Ligação com a natureza: O Parque Sabesp Mooca transformou o modo de viver. Ele tem mais de 200 árvores, playground, equipamentos de ginástica e campo gramado.

Em um futuro breve, uma nova área de lazer será aberta ao lado do mais novo empreendimento da região, o Mooca Città. Trata-se do Parque da Mooca, com cerca de 47 mil m², um refúgio verde que ficará entre as ruas Barão de Monte Santo e a Dianópolis, oferecendo aos moradores caminhada arborizada, equipamentos de ginástica, anfiteatro, praça, pista de corrida e outros atrativos.

Comer, beber e amar: A animada vida noturna da Mooca é repleta de bares e restaurantes. Com o sotaque típico ítalo-paulistano, o que não faltam, é claro, são pizzas, massas e confeitarias.

A Pizza da Mooca, por ex., serve uma das melhores pizzas da cidade em um espaço moderno. Para uma noite mais descontraída, o Empório 167 é um pizza-bar amplo, de cardápio variado. Para a sobremesa, nada melhor do que um quitute da Di Cunto, instituição com mais de 100 anos de história e um clássico menu napolitano.

#DicaDaEZ: A melhor forma de conhecer um bairro é perder-se a pé por suas ruas. Ao escolher seu novo lar, tire um dia para caminhar pela região e se familiarizar com seus futuros vizinhos, que terão ainda mais dicas sobre a área para compartilhar.

Com o mercado imobiliário aquecido na região, não faltam opções de empreendimentos na Mooca. Destacamos o empreendimento recém-lançado Mooca Città, que homenageia o estilo de morar da cultura italiana em sua arquitetura, reúne um complexo de residências e promove um lazer aos moradores com experiência de clube.

#Curiosidades #Mooca #Morar #SãoPaulo #MoocaCittà #EZTEC