Em tempos de home office, ter um espaço para trabalhar com conforto e privacidade é essencial, não é mesmo? Mas você sabia que pode trabalhar com comodidade e privacidade dentro de um armário, num cantinho da sala, na varanda do seu apartamento ou no closet do seu quarto, ocupando muito pouco espaço? Isso é verdade, prepare-se para conhecer o cloffice, tendência de arquitetura e design que ganhou força durante a pandemia e chegou para ficar.

Cloffice: conheça essa nova tendência arquitetônica

 Cloffice é a conjugação das palavras closet (armário) e office (escritório). Ou seja, significa literalmente um escritório dentro do armário, com tudo o que você precisa para trabalhar de forma organizada e agradável. Mas calma! A tradução não é tão literal assim. Você pode montar o seu cloffice em qualquer cantinho da sua casa, não precisa ser exatamente dentro de um armário.

A maior vantagem é que você pode ter o seu cloffice em qualquer ambiente: na sala, no quarto, no closet ou até mesmo na varanda. Também pode “esconder” o seu escritório atrás de portas de armário, quando não estiver mais trabalhando. Por isso, o conceito do cloffice hoje virou sinônimo de praticidade e, principalmente, funcionalidade para quem precisa trabalhar em casa.

O ideal é que os móveis do cloffice sejam feitos sob medida, adequados ao espaço que você tem disponível. Mas também é possível fazer adaptações. Você pode comprar escrivaninha, mesa, cadeira e prateleiras, montar no local escolhido e depois instalar portas para esconder tudo isso quando não estiver trabalhando.

Para ser funcional, um cloffice não precisa ocupar muito espaço. O importante é que você escolha um cantinho bem iluminado, ventilado e sossegado para poder trabalhar com mais tranquilidade. Também é importante ter espaço para posicionar a cadeira de forma correta – você não pode ficar espremido na frente do computador. Lembre-se que conforto e privacidade são os principais objetivos do cloffice.

Ah, e não se esqueça de dar o seu toque pessoal. Vasos de plantas ou flores, objetos de escritório sobre a mesa, um quadro de cortiça ou metal na parede para recados e fotos, uma garrafa d`água estilosa, uma cafeteira colorida são detalhes que vão fazer diferença e deixar o seu cloffice com a sua cara. Gostou da ideia? Então embarque nessa tendência, você também pode ter o seu cloffice!