Há diversas vantagens singulares de se morar em apartamentos: desde a segurança até o conforto, e isso não é novidade para ninguém. Ainda sim, é necessário seguir algumas regras de boa convivência para manter um bom relacionamento com a vizinhança.

acabou-de-se-mudar-saiba-como-evitar-problemas-com-os-vizinhos

Infelizmente, existem moradores que geraram conflitos e pouco pensam no bem-estar de todos. Por isso, criamos uma lista de boas práticas que vão te ajudar a fazer diferente, construindo um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.

Preocupação com o barulho: Sabemos que uma das maiores causas de problemas é o barulho gerado pela vizinhança. Por outro lado, não percebemos que podemos ser causadores deste incômodo. Então, se você está de mudança, siga as normas do seu condomínio.

Normalmente, os horários de permissão para ruídos estão inseridos no regulamento interno. Usar o bom senso também ajuda nessa hora: evite andar de sapatos com salto, utilizar eletrodomésticos barulhentos ou ligar aparelhos em um volume acima do ideal.

Conversar é a melhor maneira de resolver: Caso alguma atitude esteja incomodando, explique ao seu vizinho – de forma educada – sobre como o desconforto está interferindo na sua rotina e prejudicando o seu bem-estar. Se vocês nunca conversaram, essa é a oportunidade para iniciar um diálogo gentil, sem palavras que possam soar de maneira ofensiva.

Seja participativo: Nem sempre as reuniões de condomínios são legais. Mas, como diz o ditado popular: “quem não é visto, não é lembrado”. Para quem acabou de mudar, o conselho é participar dos encontros, pois são importantes para conhecer os moradores e saber mais informações sobre as regras básicas do espaço.

O síndico é seu companheiro: Em casos extremos, nos quais a conversa não foi suficiente, a melhor alternativa é pedir ajuda a um mediador de conflitos: o síndico. Apresente, de maneira objetiva, a situação que está incomodando e peça ajuda para solucionar o entrave.

Se seu condomínio não possui um síndico, é necessário contatar diretamente a imobiliária – ou o proprietário do apartamento, caso o imóvel seja alugado. Antes de qualquer atitude precipitada, mantenha a calma e procure soluções pacíficas.

A partir dessas dicas, ficará mais fácil conviver em harmonia com a vizinhança!